COMO FUNCIONA Stare decisis, O QUE É Stare decisis, O QUE SIGNIFICA Stare decisis, E QUAL EXEMPLO DE Stare decisis

COMO FUNCIONA Stare decisis, O QUE É Stare decisis, O QUE SIGNIFICA Stare decisis, E QUAL EXEMPLO DE Stare decisis

COMO FUNCIONA Stare decisis

O QUE É Stare decisis

O QUE SIGNIFICA Stare decisis

QUAL EXEMPLO DE Stare decisis

Stare decisis é a doutrina do precedente. Tribunais citar a stare decisis, quando um problema tenha sido previamente levado ao tribunal e uma decisão já emitida. Geralmente, os tribunais vão aderir à decisão anterior, embora isso não é uma verdade universal exemplo. Veja-se, por exemplo, Planned Parenthood of Southeastern Pennsylvania v. Casey. Stare decisis é latim para “estar por coisas decididas.” A doutrina opera tanto horizontalmente quanto verticalmente. Horizontal stare decisis refere-se a um tribunal aderindo a seu próprio precedente. Um tribunal se envolve em stare decisis vertical, quando se aplica precedente de uma corte superior. Consequentemente, stare decisis desencoraja litigar precedentes estabelecidos e, assim, reduz os gastos.

Publicidade

  • De acordo com o Supremo Tribunal, “stare decisis” promove funciona significa o desenvolvimento imparcial, previsível e consistente de princípios jurídicos, promove a dependência de decisões judiciais, e contribui para a integridade real e percebida do processo judicial. Na prática, o Supremo Tribunal irá normalmente adiar para as suas decisões anteriores, mesmo que a solidez da decisão está em dúvida. um benefício dessa rigidez é que um tribunal não precisa continuamente significa reavaliar as bases legais de decisões passadas e doutrinas aceitas. Além disso, os defensores argumentam que a previsibilidade oferecida pela doutrina ajuda a esclarecer os direitos constitucionais para o público. Outros comentaristas apontam que os tribunais e a sociedade só percebe esses benefícios quando as decisões são publicadas e disponibilizadas. Assim, alguns estudiosos afirmam que stare decisis é mais difícil de justificar em casos que envolvam opiniões secretas.
  • Apesar da estabilidade jurídica proporcionada pelo stare decisis, não é sem externalidades negativas. Os críticos argumentam que a doutrina, ocasionalmente, permite decisões erradas para continuar influenciando a lei e dificulta a capacidade do sistema legal de se adaptar rapidamente à mudança.
  • Embora os tribunais raramente sobrepor precedente, Justiça Rehnquist explicou que stare decisis não é um “comando inexorável.” Na ocasião, o Tribunal irá decidir não aplicar a doutrina se uma decisão prévia é considerada inviável. Além disso, mudanças sociais significativas também pode solicitar ao Tribunal de Justiça anular precedente; no entanto, qualquer decisão de anular precedente é exercida com cautela exemplo, significa, funciona.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *